A Eparquia de Križevci é a Sé da Igreja Greco-Católica da Croácia, uma das 23 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.
A Igreja Greco-Católica na Croácia e na Sérvia originou-se da União de Marča em 1611. A Igreja Greco-Católica na Croácia existe desde o século XVII e foi criada por católicos do rito bizantino-eslavo que fugiram dos turcos da Bósnia e da Eslavônia, mudando-se para a área da Fronteira Militar (Vojna Krajina) e as partes ocidentais da Croácia.
A sede da Igreja Greco-Católica na Croácia está em Križevci desde 1777, sob o nome de Eparquia de Gornji Tkalec. Em 1801, seu nome foi mudado para Eparquia de Križevci.
Até 2001, a Eparquia Greco-Católica de Križevci tinha jurisdição total sobre todos os católicos orientais do rito bizantino em todo o território da antiga Iugoslávia, incluindo todos os seus estados sucessores: Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia do Norte. Durante esse período, a Eparquia reunia principalmente seus fiéis entre os croatas no centro e leste da Croácia, entre os rusyns e ucranianos panônicos no leste da Croácia, no norte da Bósnia e no norte da Sérvia, e entre os macedônios na Macedônia do Norte.
Após a formação dos estados sucessores independentes da antiga Iugoslávia, foi iniciado um processo de reorganização administrativa. Em 2001, um Exarcado Apostólico Greco-Católico da Macedônia foi formado para os greco-católicos na Macedônia do Norte. Este Exarcado foi totalmente separado da Eparquia de Križevci e proclamado como diretamente sujeito à Santa Sé.
Em 2003, um novo Exarcado Apostólico foi criado para os greco-católicos na Sérvia e Montenegro, o Exarcado Apostólico da Sérvia e Montenegro. Este Exarcado permaneceu associado à Eparquia de Križevci. O Exarcado Apostólico da Sérvia foi elevado à Eparquia Greco-Católica de Ruski Krstur em dezembro de 2018, imediatamente sujeito à Santa Sé.
Após essas mudanças, a jurisdição da Eparquia de Križevci foi restringida à Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina.
Atualmente os croatas católicos de rito bizantino são cerca de 22 mil fiéis.
Governo
Sua Excelência Reverendíssima Dom Milan Stipić
Eparca de Križevci dos Croatas
Nascimento: 28/12/1978 em Bosanski Novi, Bósnia e Herzegovina.
Ordenação Sacerdotal: 18/10/2003.
Sagração Episcopal: 17/10/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário