quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Cardeais Groenlandeses

 


Origens

A Groenlândia, Kalaallit Nunaat no idioma local, é um país constituinte do Reino da Dinamarca, localizado na América do Norte. É a maior ilha do mundo e possui pouco mais de 56 mil habitantes. A imensa maioria da população é composta de Inuits, grupo indígena originário do Alasca e presente em todo o Ártico. 

Os Grænlendingar, colonizadores nórdicos originários da Islândia, foram os primeiros europeus a alcançar o continente americano, estabelecendo-se no ano de 986 d.C. em Brattahlí∂, atual Qassiarsuk. Ali também foi erguida a primeira Igreja cristã nas Américas.

Leif Eriksson, filho de Erik the Red, levou o cristianismo para a colônia por volta do ano 1000 d.C. Por volta do ano 1124, os colonos enviaram Einar à corte do rei noroeguês e solicitaram um bispo residencial. Foi enviado o bispo Arnold e, em 1126 d.C., criada a Diocese de Gar∂ar, primeira circunscrição eclesiástica das Américas, sufragânea da Arquidiocese de Nidaros na Noruega.

No auge da colonização, havia 5 mil católicos em dois assentamentos, para os quais foram construídas 16 igrejas e dois mosteiros de monjas beneditinas. Houve 23 bispos entre 1126 e 1537, quando a diocese foi supressa. Desses, apenas os nove primeiros residiram na Ilha, sendo os demais apenas titulares, em razão do fim da colonização nórdica.

Os nórdicos restabeleceram contatos com a Ilha apenas no século XVII. No ano de 1721, uma expedição missionária e mercantil, liderada pelo dinamarquês-noroeguês Hans Eguede e seu filho Poul Egede. Eles estabeleceram uma missão em Godthåb, atual Nuuk.  Poul Egede foi ordenado bispo em 1779. A presença cristã na Groenlândia consistia na missão luterana nórdica e na missão morávia de Matthäus Stach.

Com a dissolução da união das coroas Dinamarquesa e Norueguesa, em 1814, a Ilha ficou sob o controle da primeira, e a missão cristã dirigida pela Igreja Luterana da Dinamarca. Em 1980, foi ordenado um bispo luterano para a Groenlândia e em 1993 foi estabelecida uma diocese independente de Copenhague. A ela pertence a maioria dos cristãos groenlandeses.

Renascimento da Igreja Católica

Embora parte da Prefeitura Apostólica do Polo Norte desde 1855 e, a partir de 1868, da Prefeitura Apostólica da Dinamarca, missionários católicos só visitaram a Groenlândia por volta de 1930, por instância do Vigário Apostólico da Dinamarca.

Em 1972, foi dedicada a Igreja de Cristo Rei, única paróquia na Ilha, pertencente à Diocese de Copenhague. Conta com um sacerdote e cerca de 100 fiéis católicos.

Não houve, até o momento, nenhum groenlandês elevado à púrpura cardinalícia. Não há sequer um sacerdote católico nascido no país desde os tempos da colonização nórdica medieval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário