quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cardeais Turcos

 


A Turquia é um país majoritariamente muçulmano. 

Os cristãos representam apenas 0,4% da população, não obstante a Ásia Menor tenha sido uma região de grande propagação do cristianismo nos primeiros séculos da era cristã. Na atual Turquia se encontram sítios históricos sagrados do cristianismo, viveram inúmeros Padres da Igreja, realizaram-se Concílios Ecumênicos e, posteriormente, desenvolveu-se o cristianismo bizantino.

Várias Igrejas cristãs estão presentes no país, entre as quais destacam-se o Patriarcado de Constantinopla, a Igreja Armena Apostólica, a Igreja Ortodoxa Siríaca, bem como grupos anglicanos e protestantes.

A Igreja Católica congrega pouco mais de 35 mil fiéis (0,05%), distribuídos entre vários ritos. Organiza-se em 1 Arquidiocese e 2 Vicariatos Apostólicos de Rito Latino, 1 Arquidiocese de Rito Armeno, 1 Arquidiocese de Rito Caldeu, 1 Exarcado Apostólico de Rito Bizantino, 1 Exarcado Patriarcal de Rito Melquita e 1 Exarcado Patriarcal Siríaco.

Apenas um eclesiástico, nascido na Turquia e de etnia armena, foi adscrito ao Sacro Colégio dos Cardeais. Trata-se do Arcebispo de Istanbul dos Armenos (1846-1866):

Cardeal Andon Bédros IX Hassoun (1809-1884), criado cardeal em 1880 quando era Patriarca de Cilícia dos Armenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário