sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Cardeais Guianeses

 


A República Cooperativa da Guiana é um país localizado na América do Sul, cuja capital é Georgetown e tem uma população estimada em 790 mil habitantes. Sua população é bastante diversificada, sendo os descendentes de indianos o grupo majoritário (43%), seguidos pelos afrodescendentes (30%) e pelos indígenas (9%). 

A região foi originalmente habitada por variados grupos indígenas, até ser colonizada por holandeses e finalmente transferida, no final do século XVIII, ao controle britânico. Tornou-se independente em 1966, tornando-se parte da British Commonwealth of Nations em 1970. É o único país sul-americano que tem o inglês como idioma oficial.

A religião cristã é majoritária no país (63%). Há ainda uma minoria significativa de hindus (25%) e de muçulmanos (7%). Entre os cristãos, os anglicanos formam o grupo majoritário, organizados na Diocese Anglicana da Guiana, seguidos pelos católicos e presbiterianos. O grupo que mais cresce atualmente é o dos pentecostais.

A evangelização do país remonta ao ano de 1652 com a chegada do jesuíta Pe. Denis Meland. Se, porém, a obra da evangelização progrediu nos domínios franceses, não houve avanço na região dominada pelos holandeses. No final do século XVIII, os jesuítas voltaram à região do Demerara. 

Em 1819, Roma nomeou um vigário apostólico, o bispo James Buckey, para os católicos residentes nas colônias inglesas e holandesas da Jamaica à Guiana, com sede em Port of Spain.

Em 1824, o Pe. Joseph Anthony Rendon chega a Georgtown para a Páscoa. Em sua segunda visita em 1825, é formado o Committee of Catholic Gentlemen para a edificação de uma capela. Em 1826, o Bispo Buckley nomeia o Frei John Thomas Hynes, OP, como capelão residente.

Em 12/04/1837 foi criado o Vicariato Apostólico da Guiana Britânica e nomeado Vigário Apostólico o irlandês Dom William Clancy, que era Bispo Coadjutor de Charleston nos EUA.

Em 1843, Dom John Thomas Hynes, OP tornou-se administrador apostólico e, em 1846, Vigário Apostólico. Frei Hynes havia sido sagrado bispo em Roma em 1838 para a diocese de Kefalonia-Zakynthos na Grécia.

Em 1857, com a despedida do Bispo Hynes, os jesuítas assumem a evangelização na colônia britânica. Desde então quatro bispos jesuítas (três ingleses e um irlandês) se tornaram vigários apostólicos.

Em 29/02/1956 foi criada a Diocese de Georgetown e nomeado seu primeiro bispo, o jesuíta escocês, Dom Richard Lester Guilly, SJ (1905-1906), que governou a Diocese até  1972.

Em 1971 é consagrado como bispo auxiliar de Georgetown, Dom Benedict Ganesh Singh (1927-2018), que foi Bispo Diocesano de Georgetown de 1972 a 2003. Descendente de indianos, foi o primeiro e único bispo nascido na Guiana.

O terceiro e atual bispo da Diocese de Georgetown é o beneditino Dom Francis Dean Alleyne, OSB, natural de Trinidad e Tobago.

A Diocese conta com 24 paróquias e serve aos 53 mil católicos (7% da população) em todo o país. 

Nunca houve um cardeal nascido na Guiana, tendo falecido em 2003 o único bispo guianês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário