domingo, 29 de setembro de 2024

Conclave em 2024? Apostas

Na medida em que a idade e a enfermidade do Papa Francisco avançam, aumentam as especulações sobre o conclave e o novo papa.

Esse conclave iminente pode se dar dentro de alguns meses ou mesmo em poucos anos. Quem sabe? Papa Francisco tem se mostrado mais resistente do que poderiam prever seus eleitores de 2013.

Este blog também especula e põe suas fichas em alguns papabili, compartilhando com seus leitores o resultado desse exercício de futurologia. A ver!

Tendo estabelecido idênticos critérios de pontuação para todos os 121 cardeais eleitores, têm-se classificados em cinco posições, os cardeais:

1ª POSIÇÃO

Parolin - é hoje o favorito; tem se afastado das polêmicas do atual pontificado; a política para a China é seu ponto fraco; é o mais conhecido dos cardeais; grande experiência internacional e nenhuma experiência de governo diocesano.

You Heung-sik - oriundo de uma Igreja minoritária, mas pujante; foi bispo diocesano e atualmente trabalha na Cúria, o que o habilita ao pastoreio universal; a Coreia não foi atingida pela onda de escândalos sexuais; ainda é pouco conhecido; o tempo é seu aliado.

2ª POSIÇÃO

De Donatis - inúmeras qualidades; recentemente desprestigiado pelo Papa Francisco; alternativa italiana ao favorito, em caso de impasse; um Conclave longo permite que os cardeais o conheçam.

3ª POSIÇÃO

Eijk - o conjunto de fatores positivos é seu ponto forte; típico candidato de compromisso.

Ambongo Besungu, OFM Cap. - projetou-se na crise causada pela Fiducia Supplicans; é o africano em melhor posição; muito jovem.

Pizzaballa, OFM - destacou-se como pastor qualificado no cenário de guerra; além de ser italiano, sua experiência na Oriente Médio lhe dá uma nota de catolicidade mais acentuada; a idade é quase um impeditivo.

4ª POSIÇÃO

Tagle - tido por progressista; um Conclave mais distante lhe é favorável; projetado pelo Papa Francisco no passado, tem andado recolhido ultimamente.

Zuppi - também é tido por progressista, sendo, ele e Tagle, os únicos que aparecem entre os papabili desta lista; foi projetado recentemente pelo Papa Francisco; tem a seu favor a nacionalidade italiana.

Turkson - é africano com experiência na Cúria Romana; foi escanteado nos últimos anos pelo Papa Francisco; se o Colégio se inclinar por um africano, suas chances são reais.

Erdö - notoriedade entre os eleitores; único conservador que aparece entre os papabili da lista do blog; dificilmente alcançaria 2/3.

5ª POSIÇÃO

Arborelius - converso do Luteranismo; idade ideal; provém de um país europeu periférico; tem posição teológica equilibrada; tornou-se mais conhecido recentemente e já surge em algumas listas de papabili.


AZARÃO DO BLOG

O blog considera grande azarão o africano Ambongo Besungu, OFM Cap..

CANDIDATO DO BLOG

O preferido do blog é o Patriarca de Jerusalém, Pizzaballa, OFM.


ATENÇÃO

Tal é a delicadeza da matéria, qualquer acusação de encobrimento ou omissão no tocante aos casos de abuso sexual contra menores torna um candidato praticamente inelegível. Essas carta será jogada nas vésperas do Conclave e pode excluir injustamente bons candidatos. Se jogada com honestidade moral e espiritual, pode poupar problemas futuros.

Com o passar dos meses e, quem sabe?, dos anos, essa lista tende a se modificar substancialmente.


31/05/2024 - Publicação Original

21/08/2024 - Atualização:

Cardeal Heung-sik sai da 2ª para a 1ª posição; Cardeal Dolan sai da 4ª para a 3ª posição; Cardeais Scherer e Erdo saem da 5ª para a 4ª posição; Cardeal Betori sai da 4ª posição para a 5ª posição; Cardeal Koch entra na lista, na 5ª posição; Cardeal Nichols sai da lista.

25/10/2024 - Atualização:

Cardeal Eijk sai da 2ª para a 3ª posição; Erdo sai da 4ª para a 5ª posição; Dolan, Scherer, Bozanic, Koch e Betori saem da lista.

28/10/2024 - Atualização:

Cardeal Erdo volta para a 4ª posição. Cardeal Arborelius entra na lista, na 5ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário