A Administração Apostólica dos Greco-Católicos Cazaquistão e da Ásia Central é uma das 23 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.
A presença de fiéis católicos do rito bizantino na Ásia Central remonta ao século XVII, mas era esporádica até o século XX, quando seu número aumentou consideravelmente devido às deportações em massa forçadas realizadas na era stalinista.
De 1939 a 1953, cerca de 150.000 fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana foram transferidos para a Ásia Central, a maioria deles para o Cazaquistão. Aproximadamente 150 sacerdotes foram deportados junto com os fiéis, incluindo os mártires beatificados Oleksiy Zarytskyi e Nykyta Budka, e o Servo de Deus Alexander Chira.
Após 1991, com a dissolução da União Soviética, as atividades da Igreja Católica, incluindo as do rito bizantino, tornaram-se normais. Paróquias greco-católicas foram estabelecidas em Karaganda, Pavlodar, Astana, Satbayev, Shiderty e Almaty; além dessas paróquias, os católicos do rito bizantino formam uma dezena de comunidades espalhadas em outros locais. Em 1996, a Santa Sé nomeou um Visitador Apostólico, que foi substituído em 2002 por um Delegado Apostólico, dependendo da Congregação para as Igrejas Orientais.
A atual Administração Apostólica foi erigida em 1º de junho de 2019 pelo Papa Francisco para todas as paróquias do rito bizantino (ucranianas em maior número). A igreja da Santa Proteção da Mãe de Deus, em Karaganda, no Cazaquistão, é a Sé Catedral.
Abrange além do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão, e conta com cerca de 11 mil fiéis, distribuídos em 6 paróquias e outros centros pastorais.
Governo
Reverendíssimo Arquimandrita Vasyl Hovera
Administrador Apostólico
Nascimento: 11/12/1972 em Ivano-Frankivsk, Ucrânia.
Ordenação Sacerdotal: 2/03/1997.
Nomeação: 1º/06/2019.


Nenhum comentário:
Postar um comentário