quinta-feira, 30 de julho de 2015

Patriarcado de Cilícia dos Armenos



O Patriarcado de Cilícia dos Armenos é a Sé primacial da Igreja Armena, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

O cristianismo na Armênia foi plantado pelos Apóstolos São Bartolomeu e São Tadeu, e o Reino se tornou o primeiro a tornar o cristianismo religião oficial, já em 301 d.C., no tempo de São Gregório Iluminador, o primeiro Catholicós.

A Igreja Apostólica Armênia separou-se das Igrejas Católicas e Ortodoxas após o Concílio de Calcedônia (451 d.C). Desde então numerosos bispos buscaram restabelecer a comunhão com a Igreja universal sem, contudo, alcançar sucesso. Na época das cruzadas de 1195-1198, os armênios do breve Reino Armênio da Cilícia (atual Turquia) restabeleceram a comunhão com a Igreja Católica até a queda deste nas mãos dos mamelucos (1375). No Concílio de Basileia-Ferrara-Florença (1439) esta união foi restabelecida, sem qualquer efeito prático.

Uma terceira tentativa, esta sim frutífera, se deu em 1740 com a eleição de Apraham Bedros I Ardzivian como Patriarca de Sis, Cilícia. O Papa Bento XIV o reconheceu como líder dos armenos católicos e lhe concedeu o pálio, dando origem a um Patriarcado Armeno Católico. A situação instável dos armenos católicos no Império Otomano levou paulatinamente a um deslocamento da sua região de origem, na atual Turquia, para o Líbano e a Síria.

Para fugir do Holocausto Armeno, perpetrado pelos turcos, os armenos se estabeleceram nos países vizinhos, sobretudo no Líbano, cuja mosteiro Bzoummar remonta ao tempo do Patriarca Ardzivian, e na Síria.

A liturgia da Igreja Armena foi celebrada, nos primórdios, nos moldes e línguas dos gregos e dos siríacos. Uma vez criado, para a língua armena, um alfabeto, foi possível o desenvolvimento de uma liturgia própria, o Rito Armeno que, mantendo sua base antioquena, foi assumindo elementos da liturgia hierosolimitana. Os traços comuns, ainda hoje perceptíveis, entre o Rito Armeno e o Rito Romano se devem a esta herança da liturgia de Jerusalém.

O território do Patriarcado se estende por todo Oriente Cristão, com destaque para o Líbano e a Síria. Alguns remanescentes se acham ainda na Turquia e, em menor número, na Armênia. Por razões históricas há um grande número de armenos na diáspora.

Sua sede fica em Beirute, no Líbano.

Conta com 1 Arquidiocese própria do Patriarca, a de Beirute no Líbano, e outras 4 Arquidioceses (Allepo, Bagdá, Constantinopla e Lviv) e mais 6 Dioceses. Conta ainda com 1 Exarcado Apostólico para a América Latina e o México, 3 Ordinariatos e 2 Exarcados Patriarcais (Lista de Circunscrições Eclesiásticas).

Governo

Catholicós Patriarca de Cilícia dos Armenos


Nascimento: 15/11/1934 em Aleppo, na Síria.
Ordenação Sacerdotal: 28/03/1959.
Sagração Episcopal: 13/02/1977 como Vigário Apostólico da França, e desde 30/06/1986 Bispo de Sainte-Croix-de-Paris dos Armenos e Visitador Apostólico para a Europa Ocidental. Renunciou ao governo da Diocese em 8/06/2013.
Eleição Patriarcal: 24/07/2015.

Site Oficial do Patriarcado: http://www.armeniancatholic.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário