quinta-feira, 30 de julho de 2015

Patriarcado de Bagdá dos Caldeus




O Patriarcado de Bagdá dos Caldeus é a Sé Primacial da Igreja Caldeia, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

A Igreja Caldeia tem suas origens na Assíria, milenar império mesopotâmico, norte do atual Iraque. Foi fundada nos primórdios do cristianismo por São Tomé, embora inexistisse uma hierarquia organizada até 280 com a escolha e sagração de Papa Bar Aggai como bispo de Seleucia-Ctesiphon e chefe da Igreja do Oriente sob o Império Persa. Em 409 recebeu reconhecimento do imperador sassânida e o bispo Mar Isaac foi oficialmente o primeiro Catholicós Patriarca do Oriente.

Com a condenação da heresia nestoriana no Iº Concílio de Éfeso (431), muitos seguidores de Nestório se refugiaram no Império Persa e foram recebidos pela Igreja Assíria do Oriente, assimilando igualmente aquela heresia. Manteve-se desde então separada da Igreja universal. Expandiu-se notavelmente pelo Oriente, chegando à costa da Índia, ao Império Mongol e à China. 

Com o massacre dos Assírios por Tamerlane no final do século XIV e a destruição de Assur, o Patriarcado se mudou para Alqosh e o Patriarca Mar Shimoun IV tornou o ofício de Patriarca hereditário. Um grupo de bispos dissentiu da decisão e, alguns anos depois, elegeu Mar Yukhannan Sulaqa como Patriarca, o qual assumiu o nome de Shimoun VIII. O Patriarca viajou para Roma e entrou em comunhão com a Igreja Católica em 1553, depois de ser recusado pelos siríacos ortodoxos. Assumiu o título de Patriarca dos Assírios Orientais e a Igreja o nome de Igreja de Athura e Mosul; a sede se fixou em Amid. 

Os sucessores de Shimoun VIII foram se afastando de Roma e o último patriarca formalmente reconhecido por Roma foi Shimoun IX falecido em 1600. Nesta data a sucessão hereditária foi reestabelecida e a sede mudou para Qochanis. Em 1692 o cisma se oficializou. Existia desde então dois patriarcas em cisma, o de Alqosh e o de Qochanis, mantendo alguma relação entre eles.

A comunhão com a Igreja Católica foi restabelecida em 1672 com Mar Yousip I, Arcebispo de Amid. A Santa Sé lhe concedeu o título de Patriarca dos Caldeus, embora não existisse qualquer relação dos cristãos assírios com os extintos caldeus. Tal situação se manteve até 1828, com a morte do Patriarca Yousip V.

O então Patriarca da Igreja Assíria, com sede em Alqosh, Yukhannan VIII Hormizd, fez uma profissão de fé católica já em 1780, foi recebido na comunhão católica em 1804, mas apenas em 1830 foi reconhecido como Patriarca de Babilônia dos Caldeus. Assume, então, o governo dos cristãos assírios de Alqosh e de Amid, permanecendo no cisma os de Qochanis.

Seu Rito, chamado impropriamente Caldeu, é o Rito Siríaco Oriental, compartilhado com a Igreja Siro-Malabar Católica da Índia e, em certa medida, pelas Igrejas cismáticas que compartilham a tradição siríaca oriental.

Em 19 de fevereiro de 2022, o Papa Francisco acolheu o pedido de mudança do título de "Patriarcado de Babilônia dos Caldeus" para "Patriarcado de Bagdá dos Caldeus".

Nos séculos XIX e XX experimentou inúmeras perseguições e hoje sua presença mais significativa acha-se na diáspora. Seu território próprio é o Iraque, o Irã e a Síria.

Possui uma Arquidiocese própria do Patriarca, a de Bagdá no Iraque, mais 3 Arquidioceses Metropolitas, 5 Arquidioceses, 11 Dioceses e 2 territórios dependentes do Patriarca (Lista de Circunscrições Eclesiásticas).

Governo

Sua Beatitude Louis Raphaël I Sako
Catholicós Patriarca de Babilônia dos Caldeus 



Nascimento: 4/07/1948, em Zakho, no Iraque.
Ordenação Sacerdotal: 1º/06/1974.
Sagração Episcopal: 14/11/2003 como Arcebispo Metropolita de Kirkuk dos Caldeus.
Eleição Patriarcal: 31/01/2013

Site da Eparquia de San Diego/CA: http://kaldu.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário