sexta-feira, 31 de julho de 2015

Patriarcado de Antioquia dos Sírios



O Patriarcado de Antioquia dos Sírios é a Sé Primacial da Igreja Siríaca, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

A Igreja de Antioquia, na atual Turquia, é considerada a Igreja dos gentios mais antiga do mundo, segundo São Lucas, ele próprio um sírio de língua grega. Ali os discípulos do Senhor receberam, pela primeira vez, o nome de cristãos.  A de Jerusalém, por outro lado, era formada basicamente por judeus conversos. Os Apóstolos São Pedro e São Paulo são considerados os fundadores da Igreja, tendo sido São Pedro seu primeiro bispo. Antes de partir para Roma, São Pedro deixou os Santos Evódio e Inácio como chefes, tendo ambos perecido debaixo da perseguição romana.

No primeiro Concílio de Niceia (325) é reconhecida a importância do bispo de Antioquia e à Sé é conferida a condição de Patriarcado, juntamente com Roma, Alexandria e Jerusalém. 

A proeminência da Igreja de Antioquia tornou ainda mais dramática a disputa em torno da profissão de fé calcedoniana. Em 518, o Patriarca Mar Severius de Antioquia, anti-calcedoniano, foi deposto e procurou refúgio em Alexandria. De Alexandria, passando por várias mosteiros na Mesopotâmia, ao longo dos séculos, os patriarcas cismáticos se estabeleceram na Turquia, e mais recentemente em Homs e, por fim, em Damasco, na Síria. Este patriarca manteve uma sucessão ininterrupta como chefe da Igreja Siríaca Ortodoxa. 

O Patriarcado de Antioquia passou a ser governado por Patriarcas Calcedonianos e se manteve assim na comunhão católica até o século XI com o Grande Cisma do Oriente.

Houve inúmeras e infrutíferas tentativas de reunião com os cismáticos siríacos no tempo das Cruzadas, sobretudo pelas boas relações entre bispos católicos e siríacos. Também houve uma tentativa durante o Concílio de Basileia-Ferrara-Florença, mas alguns bispos siríacos se opuseram e prevaleceram.

Em 1626 capuchinhos e jesuítas chegam a Allepo e muitos siríaco são recebidos na Igreja Católica. Este núcleo católico logrou eleger um dos seus como Patriarca em 1662, Ignatius Andreas Akhidjan. Com a morte de Akhidjan em 1677, a Igreja se dividiu e dois patriarcas rivais foram eleitos, um em comunhão com Roma e um em cisma. Com a morte do Patriarca católico em 1702, morre o incipiente Patriarcado Siríaco católico.

Em 1782 foi eleito Patriarca siríaco o Metropolita de Allepo, Michael Jarweh, com o nome de Ignatius Michael III, o qual se declara católico e pede a comunhão eclesiástica ao Papa. Em razão de perseguições sofridas pelos contrários à união com Roma e pelos otomanos, o Patriarca busca refúgio no Líbano. Em 1831 a sede da Igreja volta a Allepo, mas em 1854 se estabelece em Mardin, na Turquia. No começo do século XX, devido ao genocídio protagonizado pelos turcos contra as minorias étnicas e religiosas, muitos siríacos fugiram e o Patriarcado se estabeleceu em Beirute, no Líbano.

A Igreja utiliza o Rito Antioqueno, ou Siríaco Ocidental, o qual compartilha com a Igreja Siro-Malankar católica e, em menor medida, com a Igreja Maronita, 

São pouco mais de 150 mil fiéis na Síria, Líbano e Iraque. Há também um número significativo na diáspora e uma presença missionária no Sudão.

Está organizada em 2 Arquidioceses Metropolitanas, 4 Arquidioceses e 3 Dioceses, entre as quais a de Beirute no Líbano, própria do Patriarca. Há ainda um Exarcado Apostólico na Venezuela, 3 Exarcados Patriarcais e um território dependente do Patriarca, o Sudão.

Governo

Sua Beatitude Mar Ignatius Youssif III Younan
Patriarca de Antioquia dos Sírios



Nascimento; 15/11/1944 em Hassaké, Síria.
Ordenação Sacerdotal: 12/09/1971
Sagração Episcopal: 7/01/1996 como Bispo de Our Lady of Deliverance of Newark dos Sírios (EUA).
Eleição Patriarcal: 20/01/2009.

Patriarca Emérito de Antioquia dos Sírios


Nascimento: 28/06/1930 em Allepo, Síria.
Ordenação Sacerdotal: 10/06/1954
Sagração Episcopal: 21/07/1977 como Vigário Patriarcal de Jerusalém; em 1991 tornou-se Exarca Patriarcal da mesma circunscrição.
Eleição Patriarcal: 24/02/2001; renunciou ao governo do Patriarcado em 25/01/2008.

Site Oficial do Patriarcado: http://www.syr-cath.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário