terça-feira, 28 de julho de 2015

Patriarcado de Antioquia dos Maronitas



O Patriarcado de Antioquia dos Maronitas é a Sé primacial da Igreja Maronita, uma das 23 Igrejas Católicas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

A Igreja foi fundada por um monge siríaco, São Maron, amigo de São João Crisóstomo, que deixando a cidade de Antioquia se estabeleceu no deserto da Síria. Em razão da violência que se seguiu ao Concílio de Calcedônia, os monges discípulos de São Maron buscaram refúgio no Líbano. O patriarcado foi instituído no século VII, tendo São João Maron como primeiro Patriarca.

É uma das três Igrejas orientais católicas que se vinculam ao antigo Patriarcado de Antioquia, juntamente com a Igreja Greco-Melquita e a Igreja Siríaca. A Igreja Maronita alega jamais ter rompido a comunhão com a Igreja de Roma, embora tenha se mantido isolada por razões históricas durante muitos séculos. É a única das Igrejas orientais católicas que não possui uma contraparte ortodoxa.

Usa o Rito Maronita, uma versão do antigo Rito Antioqueno ou Siríaco Ocidental. Sofreu inúmeras influências do Rito Romano ou Ocidental.

São aproximadamente 3 milhões e 400 mil maronitas, formando a terceira Igreja oriental em número, superada apenas pelos Ucranianos e Malabares. Conta com 8 Arquidioceses e 17 Dioceses localizadas nos cinco continentes.

A sede patriarcal fica em Bkerké, no Líbano, onde está canonicamente erigida a Diocese de Jebbeh-Sarba-Jounieh, governada pelo Patriarca. No Líbano, existem 4 Arquidioceses e 6 dioceses, com cerca de 1 milhão e 400 mil fiéis.

Na diáspora, há aproximadamente 2 milhões de maronitas. Estão presentes na Terra Santa e Jordânia (1 Arquidiocese e 2 Exarcados Patriarcais), na Síria e Turquia (2 Arquidioceses e 1 Diocese) e em Chipre (1 Arquidiocese). Também com 1 Diocese no Cairo, com jurisdição no Egito, Sudão e Sudão do Sul, e 1 Diocese na Nigéria, com jurisdição sobre toda África. Na Europa, a única diocese está na França, com sede em Paris; e na Oceania, apenas 1 Diocese, em Sydney na Austrália. 

Já, na América, existem 2 Dioceses nos Estados Unidos, 1 Diocese no Canadá, 1 Diocese no México, 1 Diocese na Argentina e 1 Exarcado Apostólico na Colômbia.

No Brasil, os Maronitas estão sob a jurisdição da Diocese de Nossa Senhora do Líbano em São Paulo, que conta com cerca de 500 mil fiéis.

Governo

Sua Beatitude Eminentíssima o senhor Cardeal Mar Bechara Boutros al-Rahi 
Patriarca de Antioquia dos Maronitas




Nascimento: 25/02/1940 em Himlaya, Líbano.
Ordenação Sacerdotal: 3/09/1967.
Sagração Episcopal: 12/07/1986, como Bispo Auxiliar de Antioquia; promovido a Bispo de Jbeil em 9/06/1990 e eleito Patriarca em 15/03/2011. 
Eleição Patriarcal: 15/03/2011
Cardinalato: 24/11/2012.

Site Oficial do Patriarcado: http://www.bkerke.org.lb/

Nenhum comentário:

Postar um comentário