segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Metropolia de Pittsburgh dos Rutenos


A Metropolia de Pittsburgh é a Sé primacial da  Igreja Rutena, também conhecida nos EUA como Igreja Católica Bizantina, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma. Além do ramo norteamericano, existe um ramo europeu imediatamente sujeito à Santa Sé.

A Igreja Rutena resultou do trabalho missionário dos Santos Cirilo e Metódio, no século IX, entre o povo Rus' que vivia nos Cárpatos, região montanhosa na Europa Central. Tal região corresponde hoje ao sudoeste da Ucrânia, Hungria e Eslováquia.

Com o cisma de 1054 a Igreja dos Rutenos ou Russianos rompeu a comunhão com a Igreja de Roma ao se associar a Constantinopla. No século X, entretanto, com a invasão dos húngaros, a região foi palco de intenso trabalho missionário católico. Em 1646, com a União de Uzhhorod, 63 clérigos rutenos foram recebidos na Igreja Católica. Em 1664 a união alcançou Mukachevo.

Apesar das promessas de autonomia, a Igreja dos Rutenos careceu de organização canônica por décadas. O bispo ruteno era, na prática, mero vigário ritual do bispo latino de Eger e os sacerdotes orientais serviam como auxiliares nas paróquias latinas. A situação só foi resolvida pelo Papa Clemente XIV em 1771 que, a pedido da Imperatriz Maria Teresa, erigiu a Eparquia de Mukachevo. Em 1778 se criu um seminário em Uzhhorod.

A Igreja dos Rutenos na Ucrânia ocidental desenvolveu-se separadamente de sua congênere no leste da Ucrânia, embora etnicamente se assemelhem e geograficamente se situem na atual Ucrânia. Esta última viria a se constituir como a Igreja Ucraniana Católica.

No século XIX, uma onda de emigrantes partiu dos Cárpatos em direção à América, estabelecendo-se inicialmente na Pennsylvania. Em 1884, o Padre Ivan Voljanskyj, da Eparquia de Lviv, estabeleceu a primeira paróquia greco-católica em Shenandoah. Em pouco tempo outras paróquias foram edificadas. Dez anos depois chegaram mais sacerdotes, sobretudo de Mukachevo e de Presov, os quais atendiam a 30 paróquias e cerca de 100 mil fiéis.

A chegada de tantos católicos de rito e tradição diferentes causou perturbação na Igreja dos Estados Unidos. A hierarquia latina não desejava o desenvolvimento de Igrejas católicas étnicas e procurou de muitas maneiras criar obstáculos à sua expansão. Os bispos latinos insistiam na importância de unidade e identidade próprias da Igreja americana.

A situação só se agravou quando a Santa Sé instruiu os orientais a buscarem jurisdição dos bispos latinos e determinou que apenas os sacerdotes celibatários poderiam permanecer nos EUA, enquanto os casados deveriam regressar à Europa. A estreiteza de visão levou ao cisma do Padre Alexis Toth, o qual se associou ao bispo russo ortodoxo de São Francisco e fundou a Igreja Ortodoxa na América.

Apenas em 1902, e novamente a pedido do governo húngaro, a Santa Sé nomeou um Visitador Apostólico para os greco-católicos nos Estados Unidos. Tendo se apresentado como representante do governo húngaro, a missão do Padre Andrew Hodobay levou à divisão dos greco-católicos em Ucranianos, que recusaram o termo ruteno, e os rutenos - divididos estes em dois grupos, o de Presov e o de Uzhhorod.

Em 1907 o Padre Hodobay regressa à Europa e recomenda à Santa Sé a nomeação de um bispo para os greco-católicos. O escolhido foi o monge basiliano Soter Stephen Ortinsky. Além do problema causado pela sua origem ucraniana, considerada por alguns como razão de favorecimento aos clérigos ucranianos, faltou ao bispo uma jurisdição efetiva sobre as paróquias e os clérigos, estando sempre a depender dos bispos latinos.

Somente depois de muitas lutas internas, rivalidades étnicas, ameaças de cisma, a Santa Sé criou um Exarcado Apostólico para os fiéis rutenos em 1913. A esta altura já eram 152 paróquias, 43 missões e meio milhão de fiéis rutenos e ucranianos.

Em 1916, com a morte do exarca, a Santa Sé divide os fiéis em rutenos e ucranianos, nomeando dois administradores, sem ordem ou jurisdição para governar as duas comunidades.

Neste mesmo período, depois da Primeira Guerra, a Igreja Rutena na Europa se encontrava no território da Tchecoslováquia, e depois da Segunda Guerra, debaixo do império comunista soviético. Este perseguiu e oficialmente extinguiu os efeitos da União de Uzhhorod. A Igreja continuou a existir na clandestinidade.

Na América a solução encontrada pela Santa Sé foi a de nomear dois bispos, um para os Ucranianos e outro para os Rutenos, entre os quais se contavam eslovacos, húngaros e croatas. Em 1924 foi criado o Exarcado Apostólico e nomeado o Padre Basil Takach, da Eparquia de Mukachevo, como exarca.

Em 1929 um novo cisma atingiu a Igreja Rutena nos Estados Unidos. A Santa Sé reiterou a proibição do exercício do ministério de sacerdotes casados na América e, tendo sido em vão seus muitos protestos, o bispo teve de fazer valer a imposição. O cisma fez surgir a Diocese Ortodoxa Americana Cárpato-Russa dos EUA, formada por paróquias, clérigos e fiéis que rejeitaram a imposição de Roma.

Refletindo o crescimento da Igreja sob a autoridado do Bispo Nicholas Elko, a Santa Sé dividiu o exarcado Apostólico em dois, elevando cada jurisdição à condição de Eparquia em 1963. Em 1969, a Eparquia de Pittsburgh foi elevada à Arquieparquia de Munhall. Em 1977 a Arquieparquia retoma seu antigo nome de Arquieparquia de Pittsburgh dos Rutenos.

Com a queda do comunismo e a independência da Ucrânia a Eparquia de Mukachevo dos Rutenos pode emergir da clandestinidade. As paróquias foram restabelecidas e a vida eclesial voltou a florescer. Em 1991 a Santa Sé confirmou um bispo e dois auxiliares que haviam sido sagrados na clandestinidade. Em 1997 a Eparquia já possuía novamente 264 paróquia e 161 sacerdotes, como também o Seminário de Uzhhorod. Em 1996, a Santa Sé criou um Exarcado Apostólico para os Rutenos na República Tcheca.

A Eparquia de Mukachevo dos Rutenos na Ucrânia tem resistido tanto à assimilação pela majoritária Igreja Ucraniana, quanto a submissão num único Sínodo à Metropolia de Pittsburgh. Embora o bispo de Mukachevo assista ao Sínodo da Igreja Ucraniana, ele responde unicamente à Santa Sé. O mesmo vale para o Exarca Apostólico na República Tcheca.

A Igreja Rutena conta hoje com três distintas jurisdições:

O ramo americano formado por uma Metropolia Sui juris, com 3 Eparquias sufragâneas;
O ramo europeu formado pela Eparquia de Mukachevo na Ucrânia e o Exarcado Apostólico na República Tcheca, ambos imediatamente sujeitos à Santa Sé.

Nos Estados Unidos os Rutenos são cerca de 170 mil membros; são 320 mil na Ucrânia e 8 mil na República Tcheca. 

Governo

Sua Exª Revma. Dom William Charles Scurla
Arcebispo Metropolita de Pittsburgh dos Rutenos



Nascimento: 1º/06/1956, em Duluth - EUA
Ordenação Sacerdotal: 23/05/1987
Sagração Episcopal: 23/04/2002
Nomeação: 19/01/2012

Site Oficial da Metropolia: http://www.archpitt.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário