quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Arquidiocese Maior de Fagaras e Alba Iulia dos Romenos



A Arquidiocese Maior de Fagaras e Alba Iulia é a Sé Primacial da Igreja Greco-Católica Romena, umas das 22 Igrejas Orientais Sui juris em comunhão com a Igreja de Roma.

A província romana da Mésia Inferior foi palco do martírio de inúmeros cristãos no século III, atestando assim uma presença cristã já consolidada. Nos séculos seguintes, até o décimo, as fontes tão escassas sugerem uma diminuição do número de cristãos.

O documento mais antigo que indica a presença de uma hierarquia ortodoxa entre os Romenos é uma bula papal de 1234. Nos territórios a leste e a sul dos Cárpatos duas Sés Metropolitanas, sujeitas ao Patriarca de Constantinopla, foram estabelecidas após a fundação dos principados da Valáquia e da Moldávia. Nos territórios a oeste, pertencentes ao Reino da Hungria, foram fundadas dioceses latinas e os ortodoxos eram somente tolerados. Estes territórios viriam a ser o Principado da Transilvânia no século XVI. Os três principados viriam a constituir a Romênia atual apenas no século XIX.

Em 1687 os Habsburgos conquistaram a Transilvânia. Em 1698 o Metropolita Athanasie Anghel Popa entrou em comunhão com a Igreja de Roma, como resultados das negociações iniciados por seu antecessor na Sé de Balgrad (Alba Iulia), Teofil Seremi. A união foi formalizada em 4 de setembro de 1700 por um Sínodo de Bispos. Deste Sínodo surgiu a Igreja Romena de Rito Bizantino.

Em 1721 a Sé mudou-se de Alba Iulia para Fagaras e em 1737 para Blaj, cidade que se tornou o centro da cultura e do despertar nacionalista dos romenos. A Igreja Romena, diferentemente das jurisdições ortodoxas, utiliza desde sua fundação o vernáculo romeno, e não o antigo eslavônico, na Divina Liturgia.

Em 1853 a Diocese de Fagaras é elevada à condição de Arquidiocese e um ano depois à de Metropolia Sui juris de Fagaras e Alba Iulia. Até então a diocese estivera sob a jurisdição do Primaz latino de Esztergom.

Em 1872 as jurisdições ortodoxas nos territórios da Moldávia e da Valáquia se uniram formando a Igreja Romena Ortodoxa, reconhecida por Constantinopla em 1885 e elevada a Patriarcado em 1925.

Ao final da Primeira Guerra Mundial a Transilvânia uniu-se à Romênia, já formada pela Moldávia e Valáquia. Os católicos viram-se assim no interior de um país majoritariamente ortodoxo. Por volta de 1940 havia cinco dioceses, 1 milhão e 500 mil fiéis e mais de 1500 sacerdotes.

O estabelecimento de um governo comunista na Romênia significou perseguição e destruição. Em 1948, um conciliábulo de 36 sacerdotes votou pelo fim da união com Roma e pela adesão à Igreja Ortodoxa. O governou decretou o fim da Igreja Greco-Católica e determinou que a maioria de seus bens fosse transferida para a Igreja Ortodoxa. Os seis bispos foram presos, cinco dos quais morreram na prisão.

O único sobrevivente, Juliu Hossu, bispo de Cluj-Gherla, foi posto em prisão domiciliar em 1964 e faleceu em 1970. O Papa Paulo VI o havia criado cardeal in pectore em 1969.

Em 1950, o sacerdote Alexandru Todea foi secretamente sagrado bispo. 

Após 41 anos de perseguições, os greco-católicos puderam emergir da clandestinidade, com o fim do governo comunista de Ceausescu. O bispo Alexandru Todea foi nomeado Metropolita de Fagaras e Alba Iulia em 14 de março de 1990, criado cardeal em 1991, e a hierarquia do país foi restabelecida pelo papa São João Paulo II.

Após o restabelecimento da Igreja Romena surgiram graves problemas com a hierarquia ortodoxa relativamente à devolução das propriedades confiscadas pelo regime e entregues aos ortodoxos. tais problemas ainda não foram satisfatoriamente resolvidos.

Em 4 de julho de 1994, o Bispo de Maramures dos Romenos, Lucian Muresan, sucedeu ao Cardeal Alexandru Todea como Metropolita de Fagaras e Alba Iulia dos Romenos. Em 16 de dezembro de 2005, a Metropolia foi elevada à condição de Arquidiocese Maior e Lucian Muresan seu primeiro Arcebispo Maior. Em 18 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI criou Cardeal o Arcebispo Maior dos Romenos.

A Igreja Romena utiliza o Rito Bizantino.

Conta com cerca de 660 mil fiéis e está organizada em uma Arquidiocese Maior e seis dioceses, uma das quais em Canton, nos EUA. 

Governo

Sua Beatitude Eminentíssima o senhor Cardeal Lucian Muresan
Arcebispo Maior de Fagaras e Alba Iulia dos Romenos



Nascimento: 23/05/1931 em Ferneziu, Romênia,
Ordenação Sacerdotal: 19/12/1964
Sagração Episcopal: 27/05/1990 como Bispo de Maramures dos Romenos; promovido a Metropolita de Fagaras e Alba Iulia dos Romenos em 4/07/1994.
Promoção: 16/12/2005 a Arcebispo Maior de Fagaras e Alba Iulia dos Romenos.
Cardinalato: 18/02/2012

Site Oficial da Arquidiocese Maior: http://www.bru.ro/blaj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário