No próximo Conclave, a iniciar no dia 7 de maio, há apenas um Patriarca Oriental eleitor, Sua Beatitude Eminentíssima o senhor Cardeal Louis Raphael I Sako, da Igreja de Bagdá dos Caldeus.
Igualmente estarão representadas, ambas na Índia, a Igreja Siro-Malankar, com Sua Beatitude Eminentíssima o senhor Cardeal Baselios Cleemis Thottunkal, Arcebispo Maior de Trivandrum (representando os demais católicos de rito siríaco-antioqueno, como os Maronitas e Siríacos) bem como a Igreja Siro-Malabar com Sua Eminência Reverendíssima o senhor Cardeal George Jacob Koovakad, Prefeito do Dicastério para o Diálogo Interreligioso.
Da tradição alexandrina, a Igreja Copta da Etiópia será representada por Sua Eminência Reverendíssima o senhor Cardeal Berhaneyesus Demerew Souraphiel, Arcebispo Metropolita de Addis-Abeba dos Etíopes (representando também as Igrejas Copta do Egito e da Eritreia, de rito alexandrino).
E, por fim, os bizantinos terão Sua Eminência Reverendíssima o senhor Cardeal Mykola Bychok, Eparca de Melbourne dos Ucranianos, como seu representante (bem como das outras 13 Igrejas sui juris de rito bizantino, entre as quais o Patriarcado Greco-Melquita).
O único rito sem representante no Conclave é o armeno, cujo Patriarca, Sua Beatitude Raphaël Bedros XXI Minassian, não é cardeal da Santa Igreja Romana.
Assim, as 23 Igrejas sui juris têm 5 eleitores no Sacro Colégio dos Cardeais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário