William Joseph Levada - diaconia de Santa Maria em Domnica;
Franc Rodé - diaconia de São Francisco Xavier em Garbatella;
Andrea Cordero Lanza di Montezemolo - diaconia de Santa Maria em Portico;
Albert Vanhoye, SJ - diaconia de Santa Maria das Mercês e Santo Adriano em Villa Albani;
completam 10 anos na Ordem dos Diáconos, o que os habilita a optarem pela Ordem dos Presbíteros, conforme estatui o cânon 350 § 5º. Resta evidente que podem permanecer na Ordem dos Diáconos, se preferirem.
Caberá ao Santo Padre, o Papa Francisco, aprovar a opção feita em Consistório e conferir-lhes os respectivos títulos presbiterais, que poderão ser suas próprias diaconias elevadas a título pro hac vice ou algum título vacante.
Cumprida a trasladação, os noveis cardeais presbíteros ocuparão o lugar de precedência determinado pelo ato de criação cardinalícia, conforme estabelece o parágrafo 6º do cânon supramencionado.
Assim, os dois primeiros terão precedência sobre todos os demais cardeais presbíteros criados no mesmo consistório; e os dois últimos manterão os últimos lugares entre aqueles mesmos cardeais presbíteros.
O dia do Consistório foi 24 de março de 2006 (conforme postado) ou 24 de abrilde 2006?? Pesquisei e encontrei esssa 2a opção. Pax!!! Abraços, José Almeida Junior-Campinas-SP
ResponderExcluirCaro José Almeida Júnior.
ResponderExcluirTodas as mais confiáveis fontes sobre o assunto (GCatholic; Catholic Hierarchy; The Cardinals of The Roman Catholic Church) dão como 24 de março de 2006 a data da criação cardinalícia. O anúncio havia sido feito em 22 de fevereiro daquele ano, Festa da Cátedra de São Pedro.
Grato pelo contato.
O Editor