sexta-feira, 28 de março de 2014

Cardeal Grão-Mestre da Ordem do Santo Sepulcro

A Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém data do tempo da Primeira Cruzada, quando o líder cruzado, Godfrey de Bouillon, libertou Jerusalém. Como elemento de reorganização pública, religiosa e militar dos territórios então libertados do controle muçulmano, ele fundou a Ordem dos Cônegos do Santo Sepulcro. O primeiro Rei de Jerusalém, Balduíno I, assumiu a liderança da Ordem em 1103 e reservou para si e para seus sucessores (como agentes do Patriarca de Jerusalém) o direito de nomear Cavaleiros, na ausência ou na incapacidade de o Patriarca o fazer.

Os membros da Ordem são Cônegos Regulares (Frates) ou Cônegos Seculares (Confratres). Os últimos eram Cavaleiros armados escolhidos entre as tropas por suas qualidades; eles faziam votos de obediência e de pobreza, segundo a Regra de Santo Agostinho, e assumiam a defesa do Santo Sepulcro e dos Lugares Santos, sob o comando do Rei de Jerusalém.

Terminada a Primeira Cruzada, as tropas – incluídos os Cavaleiros da Ordem dos Cônegos do Santo Sepulcro – retornaram a suas terras de origem. Isto levou à criação de Priorados em toda a Europa.

A Ordem começou a declinar como um corpo militar coeso após Saladino tomar Jerusalém em 1182, e deixou de existir completamente após a derrota de Acre em 1291. O fim do Reino Cristão de Jerusalém deixou a Ordem sem líder, embora continuasse a subsistir nos priorados europeus graças à proteção de soberanos, príncipes, bispos e da Santa Sé.

Os priorados mantiveram vivos os ideais dos Cavaleiros Cruzados: propagação da Fé, defesa dos fracos, caridade para com o próximo. Com a exceção de eventos na Espanha, apenas raramente os Cavaleiros do Santo Sepulcro tomaram parte novamente em ações militares para defender a Cristandade.

No século XIV, a Santa Sé pagou uma soma considerável ao Sultão Egípcio a fim de conceder aos Frades Franciscanos o direito de proteger os Santuários Cristãos. Por todo o período subsequente à supressão do Patriarcado Latino, o direito de criar novos Cavaleiros foi prerrogativa da mais alta autoridade católica na Terra Santa: o Custódio.

Em 1847 o Patriarcado foi restaurado e o Papa Pio IX modernizou a Ordem, dando-lhe uma nova Constituição, colocando-a sob direta proteção da Santa Sé e conferindo seu governo ao Patriarca Latino. O principal papel da Ordem foi também redefinido: sustentar as obras do Patriarcado Latino de Jerusalém, preservando ao mesmo tempo seu dever espiritual de propagação da Fé.

Em 1949, Pio XII decretou que o Grão-Mestre da Ordem seria um Cardeal da Santa Igreja Romana e atribuiu a posição de Grão-Prior ao Patriarca Latino de Jerusalém.

O atual Grão-Prior é Sua Beatitude Patriarca Fouad Twal.

O GRÃO-MESTRE

Desde 8 de dezembro de 2019, o Grão-Mestre da Ordem é Sua Eminência Reverendíssima o Sr. Cardeal Fernando Filoni.



Nascimento: 15/04/1946, em Manduria - Itália
Educação: Seminário Maior de Viterbo (filosofia e teologia); Pontifícia Universidade Lateranense (mestrado em teologia e doutorado em direito canônico); Universidade La Sapienza (doutorado em filosofia).
Sacerdócio: 3/07/1970 para a Diocese de Nardò.
Ministério Pastoral: professor; trabalhos paroquiais; serviço diplomático da Santa Sé.
Episcopado: 19/03/2001 como Arcebispo titular e nomeado Núncio na Jordânia e Iraque; nomeado Núncio nas Filipinas em 25/02/2006; nomeado Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado em 9/06/2007; nomeado Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos em 10/05/2011. Em 8/12/2019 foi transferido para o encargo de Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Cardinalato: 18/02/2012 para a diaconia de Nossa Senhora de Coromoto "in San Giovanni di Dio". Elevado à Ordem dos Bispos em 28/06/2018.

Participou do conclave que elegeu o Papa Francisco.
Gozará do direito de eleger o Pontífice Romano até 15/04/2026, quando completará 80 anos de idade.

Foram Grãos-Mestres da Ordem os Senhores Cardeais:
1º Cardeal Nicola Canali (1940-1961)
2º Cardeal Eugène-Gabriel-Gervais-Laurent Tisserant (1960-1972)
3º Cardeal Maximilien de Fürstenberg (1972-1988)
4º Cardeal Giuseppe Caprio (1988-1995)
5º Cardeal Carlo Furno (1995-2007)
6º Cardeal John Patrick Foley (2007-2011)
7º Cardeal Edwin Frederick O'Brien (2011-2019)







Nenhum comentário:

Postar um comentário