quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Renúncia do Arcebispo Maior dos Siro-Malabares

O Santo Papa o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Sua Beatitude Eminentíssima o senhor Cardeal George Alencherry ao ofício de Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabares.

Segundo a norma do direito, a administração da Igreja Siro-Malabar é confiada ao bispo de Cúria, Dom Sebastian Vaniyapurackal, até a eleição do novo Arcebispo-Maior.

Já em 2019, o Cardeal havia apresentado sua renúncia ao Sumo Pontífice em face das controvérsias e divisões experimentadas pela Igreja Siro-Malabar, em torno de questões litúrgicas. Naquela ocasião, o Santo Padre rejeitou o pedido e nomeou um Administrador Apostólico sede plena para governar a Arquieparquia de Ernakulam-Angamaly, eparquia própria do Arcebispo Maior e sede principal da Igreja sui juris.

Decidiu o Santo Padre, também nesta data, aceitar a renúncia do Administrador Apostólico sede plenaDom Andrews Thazhath, contemporaneamente Arcebispo Metropolita de Trichur dos Siro-Malabares.

O Papa nomeou, ainda, o Bispo Emérito da Eparquia de São Tomé Apóstolo de Melbourne dos Siro-Malabares (Austrália), Dom Bosco Puthur, como Administrador Apostólico sede vacante da Arquieparquia de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário