sexta-feira, 22 de junho de 2018

Nomeação para Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabares

O Santo Padre o Papa Francisco nomeou como Administrador Apostólico "Sede Plena" da Arquieparquia Metropolitana de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabares a S. Exª Revma. Dom Jacob Manathodath, Bispo de Palgath dos Siro-Malabares. Sua Beatitude Eminentíssima o senhor Cardeal George Alencherry continua como Arcebispo-Maior daquela Igreja Sui juris.

2 comentários:

  1. Por favor me expliquem, pois não entendi está nomeação, o Card. Arcebispo é George ALENCHERRY, com a nomeação de Dom Jacob ele, este ultimo se torna tipo vamos dizer - Coadjuntor?
    Não entendo -"Sede plena"
    Não entendo também -"Sui júris"?

    ResponderExcluir
  2. Foi nomeado um Administrador Apostólico "Sede Plena" e não um Arcebispo Coadjutor. "Sede Plena" significa que a Arquidiocese Maior não está vacante, ou seja, o Cardeal Alencherry continua sendo seu Arcebispo. A jurisdição do Administrador Apostólico é restrita às áreas que lhe foram confiadas pelo Santo Padre e é provisória, ou seja, enquanto convier ao mesmo Santo Padre. Questões administrativas naquela Igreja "Sui juris" levaram o Papa a intervir para ajudar a solucionar os problemas, por isso a nomeação em questão. Já o termo "sui juris" significa que se trata de uma Igreja com liturgia, tradição espiritual e cânones próprios. É o nome que se dá às Igrejas orientais católicas.

    ResponderExcluir