segunda-feira, 22 de maio de 2017

Cardeais Laocianos


A República Democrática do Povo de Laos é um país localizado no sudeste asiático, no coração da península indo-chinesa. Foi importante reino asiático até se tornar protetorado francês no final do século XIX. Em 1953, readquiriu sua independência como monarquia constitucional. Em 1975, após o fim de uma guerra civil, os comunistas conquistaram o poder.

Com uma população de cerca de 7 milhões e 700 mil habitantes, o Laos é um país majoritariamente budista, com cerca de 5 milhões (66%) adeptos do Budismo Theravada. Entre os laocianos de etnia Tai e outros grupos minoritários, pratica-se um tipo de religião popular panteísta e politeísta (Sasna Phi), preexistente ao budismo, com cerca de 2 milhões e 300 mil praticantes (30%).

O cristianismo representa 2,7% da população, cerca de 210 mil praticantes, distribuídos entre a Igreja Católica e três grupos evangélicos autorizados pelo governo.

A fé católica foi introduzida no Laos por missionários italianos no século XVII, mas difundiu-se especialmente após o país se tornar um protetorado francês em 1896. Em 1889 foi criado o Vicariato Apostólico do Laos. Atualmente, o país é dividido em 4 vicariatos apostólicos: o da Capital, Vientiane, Paksé (com maior número de católicos), Savannakhet e Luang Prabang.

Os católicos somam cerca de 100 mil fiéis (1,3% da população), um significativo incremento em relação aos anos anteriores. São servidos por 3 bispos e 50 sacerdotes.

O primeiro e único cardeal do Laos é Sua Eminência Reverendíssima o senhor Cardeal Louis Marie Ling Mangkhanekhoun, IVD (não-eleitor), Vigário Apostólico de Vientiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário