terça-feira, 1 de setembro de 2015

Metropolia de Presov dos Eslovacos



A Metropolia de Presov é a Sé Primacial da Igreja Greco-Católica Eslovaca, uma das 22 Igrejas Orientais Sui juris, em comunhão com a Igreja de Roma.

A história dos greco-católicos na Eslováquia se insere na da Igreja Rutena, uma vez que a União de Uzhhorod de 1646 foi unanimemente aceita no território oriental da atual Eslováquia. Os fiéis, embora possuíssem origem étnica diversa, se identificavam como Rutenos e estavam submetidos ao Eparca de Mukachevo.

Em 22/09/1818 foi criada a Eparquia de Presov para os fiéis eslovacos, coexistindo num mesmo território com a Eparquia de Mukachevo para os fiéis rutenos.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a maioria dos fiéis rutenos e eslovacos se encontraram no território da Tchecoslováquia, nas duas Eparquias. Houve um movimento de retorno à ortodoxia por parte de alguns greco-católicos no período entre-guerras. Em 1937, a Eparquia foi retirada da jurisdição do Primaz húngaro e as paróquias que se achavam na Hungria formaram o novo Exarcado Apostólico de Miskolc. Com o tempo, o fiéis deste exarcado ruteno passaram a usar o húngaro, em vez do eslavônico, e hoje são parte da Igreja Greco-Católica Húngara.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o território da Eparquia de Mukachevo foi anexado pela União Soviética, ficando todos os fiéis greco-católicos, rutenos e eslovacos, no território da Tchecoslováquia sujeitos unicamente à Eparquia de Presov.

Os comunistas promoveram em Presov, em abril de 1950, um falso sínodo em que 5 sacerdotes e alguns leigos declararam o fim da União de Uzhhorod e pediram para serem admitidos ao Patriarcado Ortodoxo de Moscou, mais tarde Igreja Ortodoxa da Tchecoslováquia. O bispo de Presov Beato Pavel Petro Gojdic e seu auxiliar, Beato Basil Hopko, foram presos. Gojdic morreu na prisão e Hopko em prisão domiciliar.

Durante a primavera de Praga de 1968, as antigas paróquias greco-católicas puderam voltar à comunhão com Roma. De 292, votaram pela comunhão com Roma 205 paróquias, embora a maioria dos edifícios de culto permanecessem nas mãos da Igreja Ortodoxa Russa, em razão da invasão soviética no mesmo ano. Um sacerdote foi nomeado Administrador Apostólico em 1969, em razão da morte de Gojdic em 1960 e da péssima condição de saúde de Hopko.

Em 1980 foi criada a Eparquia dos Santos Cirilo e Metódio de Toronto para os fiéis greco-católicos eslovacos no Canadá.

Com a queda do regime comunista em 1989, o Administrador Apostólico Pe. Ján Hirka foi nomeado Eparca de Presov e os edifícios de culto voltaram à posse da Eparquia. 

Em 1996, em razão do fim da Tchecoslováquia, foi criado o Exarcado Apostólico da República Tcheca para os fiéis rutenos. 

Em 1997 foi criado o Exarcado Apostólico de Kosice e em 2008 elevado à condição de Eparquia. Na mesma ocasião foi criada a Eparquia de Bratislava e a Eparquia de Presov foi elevada à condição de Arquieparquia ou Metropolia Sui juris.

A Igreja Greco-Católica Eslovaca conta hoje com estas quatro jurisdições e cerca de 350 mil fiéis.

Governo

Sua Exª Revma. Dom Ján Babjak
Arcebispo Metropolita de Presov dos Eslovacos


Nascimento: 28/10/1953 em Hazín Nad Cirochou, Eslováquia
Ordenação Sacerdotal: 11/06//1978
Sagração Episcopal: 6/01/2003 como Bispo de Presov
Nomeação: 30/01/2008 como Metropolita

Site Oficial da Metropolia: http://www.grkatpo.sk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário