sexta-feira, 1 de março de 2013

SÉ VACANTE


Desde as 16h (horário de Brasília) de 28 de fevereiro de 2013, até a eleição do novo Pontífice Romano, a Santa Sé Apostólica está vacante.

Amanhã terão início as Congregações Gerais e Particulares dos Eminentíssimos Cardeais da Santa Igreja Romana, em que se farão os preparativos para o próximo Conclave, entre os quais se determinará a data do início do mesmo.

O Papa a ser eleito será o 265º sucessor do Apóstolo São Pedro.

No período em que durar a Sé Vacante não se comemora o Papa no Cânon, limitando-se a comemoração ao Ordinário.

"in primis, quæ tibi offérimus pro Ecclésia tua sancta cathólica: quam pacificáre, custodíre, adunáre et régere dignéris toto orbe terrárum: una cum Antístite nostro N. et ómnibus orthodóxis, atque cathólicæ et apostólicæ fídei cultóribus".

ou em português:

"Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unido-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também por nosso bispo (…) e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos".

Nos dias de semana, poderá ser celebrada a Santa Missa "Pro eligendo Romano Pontifice", que se acha entre as Missas para Diversas Circunstâncias no Missal Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário